Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo!   Click to listen highlighted text! Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo! Powered By GSpeech
Agrupamento
KIOSK(ext)
WEBMAIL
Abrir Painel

TOP_Notícias

Atividades de Natal de EMRC

Atividades de Natal de EMRC

Atividades de Natal de EMRC - 2019 Os alunos de EMRC do Agrupamento realizaram atividades alusivas à quadra natalícia. Agradeço a todos os que participaram. {slider=Materiais Reciclados} Trabalhos alusivos à…

Ler mais.....

Halloween Alvarinho  - 2019

Halloween Alvarinho  - 2019

Halloween Alvarinho  - 2019 Comemoraram-se no dia 31 de outubro na escola sede, as festividades de Halloween, com a participação dos alunos do 2º e 3º ciclos em atividades dinamizadas…

Ler mais.....

Compostor - montagem e utilização

Compostor - montagem e utilização

Compostor - montagem e utilização - EB1/ JI dos Fidalguinhos Porque queremos uma escola efetivamente verde, biológica e sustentável, precocemente ensinamos às nossas crianças valores básicos e hábitos sobre a…

Ler mais.....

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen

Comemoração do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen Estamos a celebrar, no nosso Agrupamento, o centenário da escritora Sophia de Mello Breyner, através de actividades diversas a realizar ao…

Ler mais.....

Isto é Matemática!

Isto é Matemática!

Isto é Matemática! - a minha bicicleta calcula áreas No passado dia 8 de janeiro de 2020, o Departamento de Matemática levou a cabo mais uma iniciativa dirigida aos alunos…

Ler mais.....

Dia Europeu do Desporto na Escola

Dia Europeu do Desporto na Escola

Dia Europeu do Desporto na Escola - Mega aula de Zumba No âmbito do Plano Anual de Atividades da disciplina de Educação Física, na Escola Básica 2.º, 3.º ciclos Álvaro Velho,…

Ler mais.....

Entrega de Manuais Mega Reutilizados

Entrega de Manuais Mega Reutilizados

Entrega de Manuais Mega Reutilizados ATUALIZAÇÃO A 23 AGOSTO Informamos que os manuais devem ser levantados pelo Encarregado de Educação de acordo com os horários estipulados (ver anexos), fazendo-se acompanhar…

Ler mais.....

Corta Mato Distrital 2020

Corta Mato Distrital 2020

Corta Mato Distrital 2020 No âmbito do plano anual de atividades do grupo de educação física, a escola sede, participou no “Corta Mato Escolar Península de Setúbal 2020”, no dia…

Ler mais.....

AVALIAÇÃO 1º PERÍODO 19/ 20

AVALIAÇÃO 1º PERÍODO 19/ 20

INFORMAÇÃO DIVULGAÇÃO AVALIAÇÃO 1.º PERÍODO 19/ 20 Relativamente à divulgação da avaliação final de 1.º período informam-se os alunos e encarregados de educação do seguinte: As pautas finais de 1.º…

Ler mais.....

Informações matrículas e renovação de matrícula - 20/21

Informações matrículas e renovação de matrícula - 20/21

Informações matrículas e renovação de matrícula - 2020/ 21 Informações sobre os prazos e procedimentos para as matrículas e renovação de matrícula para o ano escolar de 2020/2021. Legislação aplicável:…

Ler mais.....

O tempo que os nossos filhos passam online

O tempo que os nossos filhos passam online

O tempo que os nossos filhos passam online - o que podem os pais fazer? A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho mantém…

Ler mais.....

LOGÓTIPO VENCEDOR

LOGÓTIPO VENCEDOR

ANÚNCIO DO LOGÓTIPO VENCEDOR DO AE ALVARO VELHO resultado final da votação De modo a assinalar o 50º Aniversário da Escola Sede do AE Álvaro Velho - que se celebrará…

Ler mais.....

Supertmatik de Cálculo Mental 2019-2020

Supertmatik de Cálculo Mental 2019-2020

Campeonatos Interturmas Supertmatik de Cálculo Mental 2019-2020 - 14.ª edição No âmbito do Plano Plurianual de Atividades do Departamento de Matemática, decorreram nos dias 29 de janeiro e 6 de fevereiro,…

Ler mais.....

Miúdos a Votos 2019-20

Miúdos a Votos 2019-20

Miúdos a Votos 2019-20 - segunda fase Já se conhecem os livros candidatos para o 1.º, 2.º e 3.º ciclos que vão às eleições da iniciativa “Miúdos a Votos: quais…

Ler mais.....

RESULTADOS DO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO

RESULTADOS DO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO

RESULTADOS DO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO À COMUNIDADE EDUCATIVA - 2019 a sua colaboração e participação foram importantes Em resultado do trabalho levado a cabo pela Equipa do Observatório de Qualidade/ Autoavaliação…

Ler mais.....

DIA DO DIPLOMA - 18/ 19

DIA DO DIPLOMA - 18/ 19

DIA DO DIPLOMA - QUADROS DE MÉRITO 18/19   O Agrupamento de Escolas Álvaro Velho irá assinalar o reconhecimento do mérito dos seus alunos nas áreas académica, valor, desportiva e…

Ler mais.....

48.º aniversário da Escola Sede

48.º aniversário da Escola Sede

48.º aniversário da Escola Sede Programa das comemorações do aniversário da Escola Sede Álvaro Velho, 18 de outubro 2019, 6.ª feira.

Ler mais.....

CONCURSO PARA DIRETOR DO CFEBM

CONCURSO PARA DIRETOR DO CFEBM

CONCURSO PARA DIRETOR DO CFEBM - CANDIDATOS Processo de seleção do Diretor do Centro de Formação das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita. Lista de candidatos admitidos e excluídos…

Ler mais.....

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL 2019-2020 As crianças e jovens que frequentam as escolas da rede pública, nascidas nos anos referidos na tabela em anexo, receberão um Cheque-Dentista…

Ler mais.....

Selo Escola Saudável

Selo Escola Saudável

Agrupamento de Escolas Álvaro Velho distinguido com Selo Escola Saudável Dando continuidade ao trabalho levado a cabo pelos profissionais do AE Álvaro Velho, ao nosso Agrupamento foi, pela segunda vez…

Ler mais.....

User Rating: 0 / 5

Informação aos Alunos e Encarregados de Educação – 9.º ano

Apenas para alunos retidos após a avaliação do 3.º período

 icon.agrupamento

A informação por este modo veiculada refere os procedimentos previstos para o presente ano letivo, face ao cancelamento das Provas Finais de 9.º ano, e direciona-se apenas aos alunos em situação de não aprovação no final do 3º período. A informação aqui transmitida decorre de documentação e legislação em vigor. Face à atual situação de pandemia, e de forma a evitar deslocações à escola, o calendário das Provas de Equivalência à Frequência (PEF) definidas para o Agrupamento e as Informações-Prova encontram-se no portal do mesmo. As inscrições nas PEF serão realizadas em moldes a definir posteriormente, face ao número de inscrições e em articulação com os Diretores de Turma/ Direção da escola/ Serviços Administrativos.

Avaliação e conclusão do Ensino Básico

Informações gerais

  • Para efeitos de avaliação e conclusão do ensino básico apenas é considerada a avaliação interna.
  • A classificação a atribuir em cada disciplina têm por referência o conjunto das aprendizagens realizadas até ao final do ano letivo, incluindo o trabalho realizado ao longo do 3.º período no âmbito do plano de ensino a distância, sem prejuízo do juízo globalizante sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos.

Um aluno no final de ciclo, fica retido se:

  1. Obteve classificação inferior a três nas disciplinas de Português e de Matemática;
  2. Obteve classificação inferior a três em três (ou mais) disciplinas.
  • A conclusão de qualquer ciclo do ensino básico pelos alunos autopropostos, incluindo os alunos que se encontram na modalidade de ensino individual e doméstico, é efetuada mediante a realização de provas de equivalência à frequência (PEF).
  • As provas de equivalência à frequência no ensino básico realizam-se nas datas fixadas no anexo I.

ANEXO I

Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Básico - 1.º, 2.º e 3.º ciclos
anexo I info EE9anno 19 20

 

Alunos de 9ºano e Provas de Equivalência à Frequência (PEF)

Aspetos a reter

  • Os alunos que não obtiveram aprovação na avaliação interna no final do 3.º período têm dois dias após afixação das pautas da avaliação interna (prevista para os dias 7/8 julho) para a inscrição nas PEF.
  • Realizam PEF (após inscrição) na 1.ª FASE nas disciplinas com nível inferior a 3 OU às disciplinas que lhes permitam a conclusão do ciclo.
  • Realizam PEF (após inscrição) na 2.ª FASE nas disciplinas que lhes permitam a conclusão do ciclo, caso não tenham obtido aprovação no ciclo na 1.ª fase. As inscrições para a 2.ª fase são entre os dias seis e doze de agosto.
  • As provas de Português e línguas estrangeiras para os alunos autopropostos são constituídas por duas componentes, escrita e oral.
  • A prova de Educação Física é constituída por duas componentes, escrita e prática.
  • Nas provas de equivalência à frequência constituídas por duas componentes (escrita, oral ou prática) a classificação da disciplina corresponde à média aritmética simples das classificações das duas componentes, expressas na escala de 0 a 100.
  • Para os alunos autopropostos que optem por não realizar prova de equivalência à frequência em alguma disciplina na 2.ª fase, a classificação final dessa disciplina corresponde à obtida na prova de equivalência à frequência realizada na 1.ª fase ou à classificação atribuída na avaliação interna final, no caso de não ter sido realizada prova de equivalência à frequência na 1.ª fase.
  • Antes da realização das PEF os alunos devem consultar as Informações-Prova das disciplinas em que se inscrevem.
  • Os alunos devem usar máscara durante o período de permanência no estabelecimento de ensino e respeitar o distanciamento físico recomendado pela DGS.
  • As mãos deverão ser desinfetadas através da aplicação de solução antisséptica de base alcoólica à entrada de todas as salas onde se realizam as provas. Esse procedimento será igualmente realizado pelos professores vigilantes.
  • Os alunos devem apresentar-se na escola, junto à sala ou local da prova, 30 minutos antes da hora marcada para o seu início e com máscara devidamente colocada.
  • A chamada faz-se pela ordem constante nas pautas 25 minutos antes da hora marcada para o início da prova.
  • Os alunos que se apresentam na sala de realização da prova após o início do tempo regulamentar não podem realizar a prova ou exame.
  • Os alunos não podem prestar provas sem serem portadores do seu cartão de cidadão ou de documento que legalmente o substitua, desde que este apresente fotografia. O cartão de cidadão ou o documento de substituição devem estar em condições que não suscitem quaisquer dúvidas na identificação do aluno.
  • Os alunos que não apresentem qualquer documento de identificação podem realizar a prova, devendo um elemento do secretariado de exames elaborar um auto de identificação.
  • As PEF são realizadas no próprio enunciado.
  • Os alunos só poderão utilizar o material autorizado nas Informações-Prova.
  • Não é permitida a partilha de material durante a realização da prova e exame.
  • Face à atual situação de pandemia, comunica-se a necessidade de os alunos dos alunos não serem portadores de telemóveis, smartwatches, ou outro equipamento proibido, no dia de realização das provas.
  • Anexo a esta informação, estão aspetos da Norma 2 do JNE que, de acordo com a lei, devem ser divulgados aos alunos e encarregados de educação. Apesar de ser aconselhável a leitura total do documento, dada a sua extensão, os pontos mais importantes e a reter pelos nossos alunos encontram-se destacados a amarelo.
  • Por último, esclarecer que no 9.º ano de escolaridade os alunos realizam PROVAS, sendo que os EXAMES se referem apenas a alunos do secundário.

Consultar aspetos da Norma 2 do JNE

Legislação a ter em conta:

 

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech