Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo!   Click to listen highlighted text! Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo! Powered By GSpeech
Atividades
KIOSK(ext)
WEBMAIL
Abrir Painel

User Rating: 0 / 5

Visita ao Museu Nacional do Azulejo

visita museuazulejo 

No passado mês de fevereiro, os alunos dos 6.º e 8.º anos de escolaridade, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho, visitaram o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, considerado um dos mais importantes museus de Portugal, pela sua coleção singular, dedicada ao azulejo, expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa, e pelo edifício ímpar em que se encontra instalado, o antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor.

Promovida pelo Departamento de Matemática, esta visita teve como objetivos dar a conhecer o acervo museológico, desenvolver nos alunos o gosto pela arte e pela preservação do património e da memória coletiva, bem como promover momentos de aprendizagem, em contexto de interdisciplinaridade.

No âmbito do estudo das ISOMETRIAS DO PLANO, esta visita pretendeu igualmente motivar para a aprendizagem de conceitos fundamentais de Geometria e propiciar o desenvolvimento do sentido espacial, com ênfase na visualização e compreensão de transformações geométricas e suas propriedades, em contexto de exploração de azulejos.

Num trabalho articulado com o Serviço Educativo do Museu, os alunos foram convidados a conhecer a história do Azulejo em Portugal e as várias técnicas de produção de azulejos, assim como a sua evolução ao longo da história. Tiveram ainda oportunidade de explorar o edifício de forma a compreender o seu valor patrimonial, cultural e artístico, numa visita pela descoberta.

Organizados em equipas, através de um percurso desafiante e divertido (Peddy e Paper) pelo Museu e Convento da Madre de Deus, os alunos procuraram dar resposta a um conjunto de questões, mediante a leitura e descodificação de um guião intencional, de orientação e registo, que assumiu uma natureza abrangente e multidisciplinar. Esta atividade, para além de desenvolver o sentido de pertença a um passado, permitiu estimular a observação, a comparação, a interpretação e o raciocínio crítico, assim como desenvolver o sentido estético, despertar a curiosidade e facilitar a compreensão de conceitos abstratos. Foi uma manhã muito gratificante para alunos e professores, com grande impacto na motivação para a aprendizagem. Marcada por um grande entusiasmo, esta iniciativa contou com o empenho e a colaboração de todos, tendo cumprido plenamente o seu propósito.

visita museuazulejo4

O Departamento de Matemática expressa o seu agradecimento a todos os professores, pela participação no acompanhamento dos alunos, contribuindo para mais uma experiência inesquecível.

 

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados