Objetivos
Conhecer a figura de Álvaro Velho e a sua obra, "Roteiro da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia, 1497-1499", por ser um documento ímpar da História de Portugal (não se conhece qualquer outro depoimento de um participante na expedição que descobriu o caminho marítimo para a Índia entre 1497 e 1498).
Continuar a discussão em torno da figura de Álvaro Velho e da autoria da famosa Relação da viagem de Vasco da Gama.
Conhecer a dimensão e a importância científica e histórica, da viagem para a Índia, o contato com os diferentes ambientes e povos nas costas da África e da Índia:
- a reorganização das rotas comerciais, afetando as Rotas do Levante [↑], deslocando o centro da economia de Veneza para Lisboa.
- a mudança das rotas e dos fundos financeiros do Adriático e do Mediterrâneo para o Atlântico.
- o alargamento do espaço oceânico;
- o destronamento da visão ptolemaica [↑] do mundo;
- a ligação dos Oceanos Atlântico e Índico por via marítima.
Antes dos descobrimentos portugueses a Europa já fazia comércio com o Oriente. Da China e da Índia vinham produtos para a Europa trazidos pelos muçulmanos e pelos italianos através das Rotas do Levante. Estas rotas ligavam a Europa ao Oriente através do Mediterrâneo oriental. Os produtos vinham para a Europa por terra e por mar. Algumas rotas vinham por terra desde a China até à Síria e ao Líbano. Outras rotas vinham da Índia pelo Golfo Pérsico e pelo Mar Vermelho. Com a viagem de Vasco da Gama à Índia, em 1497-98, foi criada a Rota do Cabo. Ia desde Lisboa à Índia, sempre por mar, navegando pelo Atlântico e contornando o Cabo da Boa Esperança. A Rota do Cabo ligava a Europa ao Oriente. Era uma rota dominada pelos portugueses. Tanto pela Rota do Cabo como pelas Rotas do Levante chegavam à Europa os produtos orientais como as Sedas, as Porcelanas, as Especiarias e as Pedras Preciosas.
O sistema geocêntrico, também conhecido como sistema Ptolomaico, foi defendido pelos estudiosos durante toda a Idade Média, segundo esta teoria a Terra seria o centro do Universo, em seu redor giravam a Lua, Mercúrio, Vénus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno, nessa sequência.