Page 10 - Visita estudo Museu do Azulejo
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Faiança
Relevo
A produção de azulejo em Portugal começou na
segunda metade do século XVI, em Lisboa.
Esta situação foi encorajada por um número de
artesãos flamengos que se instalaram na capital,
trazendo consigo o seu "know-how" e experiência da
nova técnica: a faiança.
Painel com emblemas morais (1625 – 1650)
O painel conhecido como Nossa Senhora da Vida é
uma das peças mais importantes da coleção do Museu
Nacional do Azulejo e uma das peças chave da
produção portuguesa do século XVI. Foi originalmente
aplicado na Igreja de Santo André, em Lisboa,
parcialmente destruída em 1755.
Simula um retábulo em três partes, pintado sobre uma
superfície de 1498 azulejos, apresentando ao centro
uma pintura com a Adoração dos Pastores, como se
tratasse de uma pintura sobre tábua.
Retábulo de Nossa Senhora da Vida (1580) de Marçal de Matos
Por que razão existe um espaço sem azulejos no centro do painel?
De facto, o espaço atualmente vazio correspondia a uma janela. Quando a luz entrava através desta, seria
simbolicamente reforçado o percurso sagrado da pomba do Espírito Santo até à Virgem Maria.
Azulejo de padrão
O século XVII é decisivo para a afirmação do
azulejo como arte identitária de Portugal.
A padronagem, composição decorativa regrada
pela repetição de um módulo, é uma técnica
decorativa que herdámos dos azulejos hispano-
árabes. Foi muito utilizada em Portugal durante
a primeira metade do século XVII e ficou
conhecida por “azulejaria de tapete”.