Page 11 - Visita estudo Museu do Azulejo
P. 11
Os padrões foram estruturados utilizando módulos de
repetição de azulejos, formando tapetes ou tapetes
enquadrados por margens ou barras, muitas vezes com
frisos adicionados.
Nessa época, os azulejos eram policromos, utilizando as
cores azul, verde e amarelo, embora também fossem
produzidos padrões de azul sobre fundo branco.
Azulejos de padrão (1648)
Uma das características que depois se destacou,
embora tivesse raízes no século anterior, foi a forma
como o azulejo foi aplicado como elemento
estruturante da arquitectura, através de
revestimentos monumentais, com o azulejo de
padrão a desempenhar um papel fundamental.
Painel de azulejos de padrão Ponta de Diamante (1608 – 1639)
Com uma cronologia de aplicação que oscila entre os anos 1620 e os anos 1670, o padrão afixado na
parede é constituído por módulos de 12x12, exigindo 144 azulejos para a sua formação.
Trata-se do maior padrão concebido no mundo, sendo correntemente designado por "padrão de Marvila"
por ter a sua aplicação mais significativa na igreja do mesmo nome, em Santarém.
Este complexo padrão tem a particularidade de se orientar não de forma quadrangular, como é habitual,
mas sim losangular, o que lhe imprime uma dinâmica quase sem paralelo na padronagem coeva.