Álvaro-a-Pé (prova pedestre de orientação) - 1.ª edição
No âmbito das atividades de final de ano do Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho, realizou-se no passado dia 15 de junho, na escola sede, a 1.ª Edição do Álvaro-a-Pé, uma prova pedestre de orientação, constituída por equipas com o objetivo de percorrer um determinado percurso, no espaço escolar, com diferentes pontos intermédios designados por Estações, que se descobre através da leitura e descodificação de um passaporte. Esta prova envolveu diversos tipos de experiências de aprendizagem (desafios/ enigmas, jogos, procedimentos e manipulação de materiais) e assumiu uma natureza abrangente e multidisciplinar, em que os alunos desenvolveram também competências transversais, tais como as relacionadas com a comunicação, movimento no espaço e socialização.
Esta iniciativa que envolveu 44 professores e contou com a participação de 399 alunos, do 5.º ao 8.º ano de escolaridade, foi promovida e dinamizada pelo Departamento de Matemática e desenvolvida em parceria com os departamentos de Línguas, Ciências Experimentais, Ciências Humanas e Sociais, Artes e Tecnologias, Movimento e Som e Educação Especial e, ainda, com a Biblioteca Escolar e teve como propósito valorizar o conhecimento nas suas várias dimensões, desenvolver a capacidade de resolução de problemas, enigmas/ desafios, a destreza e rapidez de raciocínio, bem como fomentar o convívio entre alunos e desenvolver o espírito de equipa e de cooperação entre os participantes.
Disputada em dois escalões correspondentes ao segundo e terceiro ciclos do ensino básico, esta competição aliou as componentes didática e lúdica numa fórmula geradora de motivação para o processo de ensino e aprendizagem, num ambiente de muita emoção e adrenalina, contribuindo para a partilha de conhecimentos e para um convívio saudável entre os alunos, proporcionando-lhes experiências e vivências que enriquecerão o seu percurso de vida e a sua memória.
A Direção e a Comissão Organizadora deixam aqui o seu agradecimento a todos os docentes que colaboraram e tornaram possível este evento e congratulam os alunos participantes, pelo seu entusiasmo e desempenho, sublinhando que, mais importante do que vencer, é participar. Para as duas equipas vencedoras, uma salva de palmas. Parabéns!