Agrupamento

User Rating: 0 / 5

User Rating: 0 / 5

Lista candidata ao Conselho Geral - quadriénio 2022-2026

ico CG

Listas dos candidatos representantes do Pessoal Docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho (De acordo com o Dec. Lei N.º 75/ 2008 de 22 de abril cem alterações introduzidas pelo Dec. Lei N.º 137/ 2012 de 2 de Julho e o Regulamento Interno). Ver identificação dos candidatos efetivos e dos candidatos suplentes (ver anexos).

Anexos:
Download this file (Lista_ Geral-22-26.pdf)Lista_ Geral-22-26.pdf[ ]146 kB

User Rating: 0 / 5

Comemoração do Dia Internacional dos Direitos da Criança - 2021

comemora dia direitos criancas

No passado dia 9 de novembro, no âmbito da Comemoração do Dia Internacional dos Direitos da Criança, o senhor João Gomes veio à nossa escola, em representação da Comissão Alargada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens apresentar um pequeno teatro de marionetas às turmas do pré-escolar e de 1.º ano.

Foi mais um momento de diversão e aprendizagem muito enriquecedor e que serviu de mote à exploração deste tema em sala de aula. Os nossos alunos assistiram à peça com grande entusiasmo e expectativa! A peça contava a história de uma criança, o João, a quem o vizinho explicava a origem da Declaração Universal dos Direitos da Criança. A euforia e entusiasmo dos nossos alunos estiveram bem visíveis nos seus olhares ao contemplarem as marionetas que o Sr. João mostrava orgulhosamente enquanto explicava que já eram muito antigas e que eram reinventadas a cada história que ele contava. A atividade culminou com um “Sopro de bolas de sabão” ao som de uma música sobre o tema, o que deixou os alunos muito felizes!

 

User Rating: 0 / 5

"A TERRA TREME" - 2021

image   image 1   image 2 

Mais um ano em que o AE ÁLVARO VELHO, participa na atividade "A TERRA TREME" enquanto exercício promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com o objetivo de alertar e sensibilizar a comunidade escolar sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Praticar os três gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de um sismo.

Dado a faixa etária dos alunos nas nossas Escolas Básicas e Jardins de Infância, os docentes e as educadoras ampliaram a atividade conduzindo os alunos ao Ponto de Encontro de cada escola, de acordo com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), proporcionando momentos de reflexão, em contexto de sala de aula, associados a possíveis situações reais que necessitem recorrer à evacuação dos alunos. Mais uma experiência, mais uma aprendizagem que poderá salvar vidas!

Protejam-se!

 

User Rating: 0 / 5

CANDIDATURA EXTRAORDINÁRIA A MOBILIDADES DOCENTES NO ÂMBITO DO PROJETO ERASMUS+ KA1

“SOMOS ESCOLA, SOMOS INCLUSÃO”

erasmus ka2 extension

Processo de Seleção Extraordinária de Candidatos para Mobilidades no Âmbito do Projeto Erasmus+ KA1 "Somos Escola, Somos Inclusão"

Informa-se que se encontram abertas a todos os docentes do AEAV, entre 10 e 17 de novembro 2021, as candidaturas em fase extraordinária, a mobilidades no âmbito do projeto Erasmus+ KA1 "Somos Escola, Somos Inclusão". Dando cumprimento a orientações da Agência Nacional Erasmus+, publicamos os critérios para a seleção extraordinária de candidatos, aconselhando a sua cuidadosa leitura, bem como o respetivo formulário de candidatura. Qualquer esclarecimento deverá ser solicitado para o endereço de correio eletrónico disponibilizado para o efeito: erasmuska1 @alvarovelho.org (ver anexos).

A Comissão Erasmus+ KA1 do AEAV

The Álvaro Velho School Group Committee for Erasmus+ KA1 projects

User Rating: 0 / 5

Pequenos Leitores, Pequenos Ilustradores - pré-escolar

PequenosLeitores PequenosIlustradores

Vitória, vitória, acabou-se esta história!

Os grupos do Pré-Escolar participaram na construção de uma história. Todos os grupos dos Jardins de Infância promoveram, de forma colaborante e cooperante, a continuidade desta história. Em cada grupo foi possível criar várias conceções e fazer várias explorações, conduzindo as crianças na descoberta do mundo, onde os sonhos se misturam com a realidade, proporcionado-lhes a capacidade de imaginar para além do real. O ato de criar e inventar uma história estimula a imaginação, a criatividade e a oralidade, incentivando o gosto pela leitura, o pensamento lógico, a memória, o espírito crítico, favorecendo assim, o processo de aprendizagem das crianças. O contexto de Educação Pré-Escolar harmoniza experiências literárias ricas e diversificadas, contribuindo para a construção de pequenos leitores.

Era uma vez um ponto colorido que vivia sozinho.

O ponto colorido tinha uns olhos cor-de-rosa, um corpo com a forma de uma bola, uma boca vermelha, umas pernas amarelas, uns cabelos de cor laranja e uns braços coloridos.

Certo dia, acordou bem cedo e foi passear pelo campo. Pelo caminho encontrou muitos pontos coloridos, uns grandes outros pequenos, uns gordos outros magros.

salalilas hstcircular coolage

Como vivia sozinho, pensou em fazer uma festa, a festa da Pinhata. Estava ele a pensar como havia de organizar a festa, quando à sua frente apareceu um foco de luz forte, que o deixou numa estátua a observar o que iria acontecer.

Para deixar de estar em estátua, foi buscar um chapéu e pôs na cabeça para não entrar o foco de luz. Com o chapéu na cabeça já podia fazer a festa.
Foi buscar um bolo, gomas e outra Pinhata.
Chamou assim os outros pontos de luz:
- Venham, venham para a minha festa.
- Vamos jogar à bola e às escondidas? E andar de escorrega…
- Não há escorrega - disse um amigo.
- Vamos construir um. Vamos buscar ferramentas à minha casa.

salalaranja hstcircular coolage

Foram buscar e construíram um escorrega e depois pintaram.
E depois fizeram muitas brincadeiras.
O menino ponto de luz escorregava e pensava que voava…

… e voou mesmo, foi para o céu ao pé do sol, das estrelas e da lua.

Brincou às escondidas e à apanhada com as estrelas. Encontrou os planetas e visitou-os. O primeiro foi Marte e o segundo foi Saturno com o anel, depois Júpiter, Úrano e também foi a Mercúrio, a Vénus e também a Plutão, que já não é planeta.

Pôs uma bandeira em Júpiter, para todos saberem que ele foi o primeiro a chegar lá.

salabranca hstcircular coolage

Depois de saltar de um planeta para outro a brincar com eles à escolinha: fazer números; jogar à bola; fazer puzzles e beber chá, resolveu voltar para a terra, mas de repente acordou, tinha estado a sonhar e continuava no escorrega com os amigos.

Brincaram… brincaram. Saltaram e pularam…

Depois estavam cansados e foram descansar para debaixo da árvore à sombra e leram um livro.

salaamarela hstcircular coolage

Andou… andou e viu um jacaré, deu-lhe comida. Mas também andavam lá mais amigos, uma tartaruga, peixes e uma baleia. Brincaram todos juntos e festejaram a chegada do verão.

De repente acordou e não estava dentro de água, continuava debaixo da árvore, tinha estado a sonhar novamente…

… Apareceu um menino Ponto de Arco-íris e ele queria fazer uma festa da Pinhata. E ele viu que o menino Ponto de Luz estava a dormir.

O menino Ponto de Arco-íris acordou o menino Ponto de Luz. E fizeram outra festa, porque a fogueira apagou-se por causa do vento e foram buscar mais paus para colocar na fogueira. Acenderam a fogueira. Os convidados viram que existia outra festa e foram para lá.

salaamazul hstcircular coolage

Depois eles dançaram, porque a festa estava a bombar. Atiraram foguetes. E depois foram comer o bolo de chocolate com Oreos e atiraram mais foguetes e bateram palmas…

Então de repente, apareceram os meninos Triângulo, Quadrado, Círculo e Retângulo. Vinham todos a dançar e a cantar até ser de noite, porque estavam felizes. Faziam todos anos, e trouxeram gomas e bolo de anos. Todos entraram na festa, o crocodilo, a baleia, os peixes, a tartaruga e até as alforrecas. Mas eles beberam sumo mágico e comeram as alforrecas a pensarem que era gelatina verde. Riram-se todos, até ficarem cheios de dores de barriga.

salavermelho hstcircular

Foram à sala vermelha e os meninos trataram de todos e cantaram uma canção que o professor Luís, ensinou e ficaram tão felizes que o polvo, tocou bateria e foram passear para a mata e fizeram um concurso muito giro que era quem apanhava mais “rabinhos de raposa”. Mas ninguém ganhou, porque só sabiam contar até dez, não sabiam quem tinha apanhado mais.

Então deram um abraço a todos e chamaram o ponto colorido que deixou de viver sozinho e foi feliz para sempre a saltar de desenho em desenho de todos os meninos do Planeta Terra. …

...mas a história ainda não acabou… o Ponto Colorido entrou na sala verde e fez um jogo, o jogo dos coloridos. O ponto colorido saltou de desenho em desenho e coloria com tintas, lápis, marcadores, ceras, aguarelas, os desenhos de todos os meninos.

salaverde hstcircular

E assim ele já não se sentia sozinho, porque estava em todos os desenhos, de todas as crianças. E já se sentia Feliz.

 

User Rating: 0 / 5

Escola Digital - kits de computadores e de conetividade

escoladigital kits

De acordo com as normas do Programa Escola Digital, registadas nos autos de entrega assinados pelo(a) Encarregado(a) de Educação e pelo Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho no momento da entrega dos kits de computadores e de conectividade, os equipamentos têm de ser devolvidos, consoante os casos:

  • Quando o aluno conclui o 4.º ou o 9.º.
  • Alunos que no final do presente ano sejam transferidos para outro agrupamento de escolas/escola não agrupada devem devolver todo o equipamento do Programa Escola Digital que lhes foi entregue, independentemente do ano que frequentam.

Assim, explicitam-se em seguida os prazos e procedimentos a cumprir pelos(as) Encarregados(as) de Educação no âmbito deste processo, agradecendo a colaboração de todos(as).

CALENDARIZAÇÃO DA DEVOLUÇÃO DOS KITS DE COMPUTADORES E CONECTIVIDADE

9ºano

Dia 30 junho

Horário

9º A e 9º B

14h – 15h

9º C e 9º D

15h – 16h

9º E e 9ºF

16h – 17h

9º G

17h – 18h

 

4ºano

Dia 13 julho

Horário

Escola nº1

14h -15h

Escola nº2

15h - 16h

Fidalguinhos

16h - 17h

  1. O(A) Encarregado(a) de Educação deve devolver todo o material constante do kit que recebeu, nomeadamente, mochila, computador, hotspot de acesso à internet (quando exista), auscultadores (headphones), cartão de acesso à internet, carregador/transformador e cabos de ligação/alimentação.
  2. O equipamento informático deve ser devolvido limpo de ficheiros pessoais de quem o utilizou.