Centro de Ciência Viva do Alviela - Visita de Estudo
No dia 17 de abril de 2018 os alunos das turmas do 7.º ano, visitaram o Centro de Ciência Viva do Alviela. Esta visita de estudo proporcionou aos alunos a oportunidade de melhor compreenderem as ligações entre os conceitos e modelos explicativos estudados nas aulas das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química.
- No Centro de Ciência Viva do Alviela, os alunos puderam realizar algumas experiências com testes químicos rápidos (colorimétricos) para deteção de algumas substâncias existentes nas águas da nascente do Alviela e da ribeira dos Amiais.
- Os alunos fizeram também, num simulador de realidade virtual, (plataforma robotizada que acompanha os movimentos do filme) uma viagem de 175 milhões de anos de alterações geológicas pela Serra de Aire e navegam dentro de rios subterrâneos e grutas da zona. Também puderam ver um filme em 3D para mostrar as variações do clima da região ao longo das quatro estações do ano e as diferenças que estas imprimem no funcionamento da nascente do Alviela, Visitaram uma exposição interativa que lhes permitiram perceber o que acontece às águas da chuva e o seu efeito na circulação subterrânea das águas, assim como o que aconteceria aos cursos de água subterrânea se fosse derramada gasolina sobre uma região calcária.
- Os alunos reconheceram a Terra como um planeta dinâmico, compreenderam a relação entre os subsistemas terrestres, a acção dos agentes erosivos e a acção antrópica no sistema Terra.
- No quiroptário foi permitido aos alunos realizarem inúmeras atividades que lhes permitiram conhecer melhor os morcegos.
O espaço onde se insere este Centro de Ciência Viva é amplo, com cursos e pequenas quedas de água o que lhe confere uma beleza muito particular. Foi em contacto com a natureza que os alunos e professores acompanhantes almoçaram.junto à praia fluvial de Alviela.