Nova Equipa Diretiva - Agrupamento Álvaro Velho - 2017/2021
A toda a comunidade educativa,
Serve o presente para vos comunicar a composição da nova equipa Diretiva do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho para o quadriénio de 2017/2021, a qual foi hoje, dia 3 de jullho, oficialmente designada na sua inteira composição:
- Diretor - Luís Miguel Latas
- Subdiretor - Carlos Moucho
- Adjunta Diretor - Susana Barroso
- Adjunta Diretor - Dora Pepe
Será connosco e com todos vós que seguramente enfrentaremos o futuro com determinação, trabalho colaborativo e ambição na procura de um serviço público educativo de qualidade e que positivamente impacte a comunidade educativa das quatro escolas que compõem o Agrupamento Álvaro Velho.
Atenciosamente,
Luís Miguel Latas
CARTA ABERTA DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ÁLVARO VELHO A TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA
As organizações devem orgulhar-se do seu passado. Quanto mais longo e rico ele for maior deverá ser esse orgulho, reforçado pelo sublinhar dos feitos alcançados, das metas atingidas, dos obstáculos ultrapassados e das crises resolvidas. No entanto, essa linha direta e permanente ao passado não deve fazer-nos desviar de uma premissa absolutamente fundamental: ao longo da História, as organizações de maior sucesso foram aquelas que, valorizando o seu passado, estiveram sempre com os olhos postos no futuro, desafiando-se constantemente, motivando e dando devido mérito aos seus atores e estabelecendo uma visão de médio/longo prazo sobre aquele que seria o caminho a seguir.
Ao longo dos seus quase cinquenta anos de história e estórias, a Escola Álvaro Velho (primeiro só, depois como parte de um conjunto de quatro escolas), apresenta como maior medida do sucesso alcançado os milhares de alunos que por ela passaram e que, hoje adultos, são na sua grande maioria parte integrante da nossa sociedade enquanto cidadãos proativos e bem-sucedidos nos seus percursos profissionais, familiares e pessoais (muitos deles, inclusive, atualmente assumindo o papel de encarregados de educação do Agrupamento). Ao longo deste quase meio século, ainda que com naturais inêxitos, muitos feitos foram alcançados, metas atingidas, obstáculos ultrapassados e crises resolvidas. Tudo isto por essencial mérito de centenas de profissionais que por ela passaram, bem como pelas restantes escolas que compõem o Agrupamento, dando muito de si em prol de um bem comum: um serviço educativo público de qualidade e que positivamente impactasse a comunidade educativa em que se integram.
Todavia, esta rica herança de história e estórias não pode em momento algum afastar-nos de uma vontade e ação ambiciosas face ao futuro. Olhar em frente, com objetivos claros, transparentes, planeados e desafiantes é a forma mais honrada de fazer jus e valorizar o legado histórico da Escola Álvaro Velho e das escolas de Pré/ 1ºCiclo do Agrupamento.
O que vos propomos é a concretização dessa ambição. Propomos o início de um caminho de quatro anos que poderá levar este Agrupamento de Escolas a um patamar de qualidade sem precedentes, estabelecendo como horizonte temporal o ano de 2021, ano em que se registará o 50º aniversário da escola sede do Agrupamento.
É um projeto a quatro anos reconhecidamente ambicioso nas suas intenções, cobrindo inúmeras áreas de ação do serviço público prestado pelo Agrupamento, mas devidamente suportado num planeamento estruturado, aberto à discussão/contribuição, genuíno na sua intenção e, sobretudo, transparente nos seus métodos e objetivos. É essencialmente um projeto cuja convicção é sustentada pela confiança na qualidade e motivação latentes dos profissionais que nele trabalham (pessoal docente e não docente), no potencial dos seus alunos, na contribuição apaixonada de pais e encarregados de educação, na vontade colaborativa dos seus parceiros (Autarquia, Conselho Municipal de Educação, Parceros, CPCJ, IPSS’s, Movimento Associativo, bem como outras organizações, instituições públicas/privadas e empresas locais) e na riqueza de soluções proporcionadas pela comunidade educativa em que ele se insere. Cabe-nos a nós motivar essa qualidade, despoletar esse potencial, promover essa contribuição, estar recetivos a essa vontade e ativamente procurar essa riqueza de soluções.
Este projeto não surge ‘do imediato’, ‘do nada’ nem “do contra”. Trata-se de um conjunto de princípios, valores e ideias que foram sendo amadurecidas ao longo do tempo, motivados pelas reais necessidades do Agrupamento mas, fundamentalmente, impulsionados pela convicção genuína que existe um potencial enorme por explorar e que, caso se consiga trabalhar em sintonia e de forma abnegada, motivada e honesta poderá conduzir-nos a feitos nunca antes alcançados, metas nunca antes atingidas e obstáculos nunca antes ultrapassados, contribuindo assim para um enriquecimento de um legado educativo já de si profuso e profundamente enraizado no passado histórico desta comunidade.
É isto que vos propomos. É este o caminho que queremos traçar convosco. É esta a viagem que queremos fazer juntos.
Lavradio, 3 de julho de 2017
Luís Miguel Miranda Latas
Diretor do Agrupamento Escolas Álvaro Velho