Page 22 - Visita estudo Museu do Azulejo
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Paralelamente a este processo de democratização, assistiu-se, num ambiente de corte, ao surgimento de
uma produção de autor com uma vocação essencialmente decorativa. As influências Arte Nova recebidas
diretamente em França e mais tarde usadas no trabalho de Bordalo Pinheiro, o percursor deste gosto na
azulejaria portuguesa, tiveram expressão quer na criação de peças tridimensionais, quer no azulejo.
A Cerâmica e a Arte Urbana
A História da azulejaria, a partir de meados do século XX, é difícil de caracterizar, pela multiplicidade de
linguagens e propostas que apresenta, fruto do trabalho e pesquisa individual de cada criador. Este é o
tempo da diversidade e o azulejo reflete essa sinfonia de linguagens, um coro de temas com lógicas visuais
díspares...
As técnicas de fabrico, as cores e os desenhos das peças apresentadas do século XX, são muito diferentes
entre si. Os painéis estão assinados e os seus nomes estão ligados a outras áreas artísticas.
A formação pedagógica de Raúl Lino foi responsável pela sua exceção
na vida cultural portuguesa de então: os seus interesses dirigiam-se
não só à decoração aplicada à construção, mas também às artes
decorativas propriamente ditas e a dar uma relevância especial aos
problemas de função e de forma.
Raúl Lino aplicou o seu gosto por ornamentações lineares,
geométricas e bidimensionais, onde é possível intuir um referente
arbóreo, distante na sua representação.
Que isometrias se “escondem” nestes painéis de azulejos?
Era preciso identificá-las!
Painéis de azulejos de padrão Art Deco
Raúl Lino (1910-1915)