Projeto GEN10s - Álvaro Velho
Durante o ano letivo 2017/ 2018 os alunos do 5º ano participaram no projeto Gen10s.pt que foi promovido pelo Centro de Competências TIC - ESE/ IPS em parceria com a SIC - Esperança e a Google. O projeto veio consolidar a aposta do AEAV no desenvolvimento de competências digitais com recurso às linguagens de programação, compreendendo como funciona o mundo da tecnologia e os processos lógicos subjacentes, para formar jovens mais confiantes e criativos.
- Proporcionar o acesso à formação em programação Scratch a crianças provenientes de comunidades mais carenciadas do país;
- Combater as disparidades de género que se verificam na área da tecnologia;
- Trabalhar competências pessoais e sociais, através da aquisição de competências digitais e do trabalho em equipa;
- Estimular a criatividade;
- Promover o sucesso educativo, reduzindo índices de abandono escolar;
- Formar professores e dotá-los de novas ferramentas tecnológicas e incentivar a integração destas nas diferentes áreas curriculares;
- Criar condições de sustentabilidade para a inclusão de atividades de programação com Scratch na comunidade escolar;
- Raciocinar sistematicamente e trabalhar colaborativamente;
- Valorizar as escolas que priorizam projetos inovadores.
O Scratch, para quem não conhece, é uma nova linguagem de programação que permite aos seus utilizadores criar as suas próprias histórias interativas, animações, jogos, música e arte: uma tecnologia desenhada tanto a pensar em miúdos e graúdos. A programação é efetuada através da criação de sequências de comandos simples, que correspondem a blocos de várias categorias, encaixados e encadeados de forma a produzirem as ações desejadas.
O Scratch é um projecto do Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. É disponibilizado gratuitamente.
Cada turma participou em uma formação de 12 sessões, cada uma com 60 minutos A metodologia educativa foi baseada em três etapas – fundamentos em programação, realização de trabalhos e trabalho cooperativo entre equipas, desenvolvendo no final projetos em grupo.
Alguns alunos participaram no Scratch Day do dia 12 de Maio na Escola Superior de Educação de Setúbal numa iniciativa coordenada pelo MIT e na Gen10sparty que decorreu no dia 21 de junho em Lisboa.