BLUESTEM GOLD HydroHeroes: mentes jovens, grande impacto
ExpiradoBLUESTEM GOLD HydroHeroes: mentes jovens, grande impacto
Durante este ano letivo, 2025/ 2026, a turma 8ºA vai participar e desenvolver atividades no âmbito do projeto etwinning BLUESTEM GOLD HYDROHEROES. Os países envolvidos são Espanha, Grécia, Turquia e Portugal. Este é uma iniciativa eTwinning dinâmica e interdisciplinar que convida alunos dos 11 aos 15 anos a tornarem-se campeões ambientais através da perspetiva da educação STEM. Centrado no tema da água — a sua importância, conservação e propriedades científicas — o projeto capacita os jovens alunos a explorar desafios reais relacionados com a sustentabilidade, desenvolvendo simultaneamente o pensamento crítico, a criatividade e as competências de colaboração. Através de experiências práticas, narrativas digitais e trabalho em equipa intercultural, os alunos envolvem-se em atividades significativas que destacam a importância de proteger o recurso mais vital do nosso planeta. Escolas parceiras em toda a Europa conectam-se através do TwinSpace para partilhar ideias, cocriar soluções e celebrar as suas diversas perspetivas, fomentando um sentido de cidadania global e respeito mútuo. Ao final do projeto, os alunos emergem não só como HydroHeroes, mas também como agentes de mudança informados e inspirados, prontos para fazer a diferença nas suas comunidades e para além delas.
Dia da Saúde Mental 2025 - Escola Natércia Couto
ExpiradoDia da Saúde Mental — As Cores das Emoções na Nossa Escola Natércia Couto
Hoje, a nossa escola encheu-se de emoções, cores e alegria para celebrar o Dia da Saúde Mental. Alunos, professores, educadoras e assistentes operacionais uniram-se para refletir sobre a importância de cuidar da mente e do coração. Inspirámo-nos no filme Divertidamente e no livro O Monstro das Cores para dar vida às cores das emoções — a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma — e perceber como todas elas fazem parte de quem somos.
![]() |
![]() |
![]() |
Durante o dia, partilhámos sorrisos, conversas e momentos de descoberta. E no recreio... a música não podia faltar! Porque também ela nos faz sentir tantas coisas e ajuda-nos a expressar o que vai cá dentro. Hoje aprendemos que falar sobre o que sentimos é um ato de coragem e cuidado — e que, juntos, podemos tornar a escola um espaço ainda mais saudável e feliz!
Dia do Animal na Escola Natércia Couto
ExpiradoDia do Animal na Escola Natércia Couto - 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
No dia 7 de outubro, a nossa escola comemorou com muita alegria o Dia do Animal! Os alunos participaram numa atividade muito especial: enviaram por e-mail fotos e vídeos dos seus animais de estimação para partilhar com os colegas e professores. Durante a apresentação, todos puderam conhecer os mais variados companheiros de quatro patas (e até alguns sem patas!). Houve cães brincalhões, gatos curiosos, tartarugas calmas, pássaros coloridos e até animais bem diferentes e engraçados, que despertaram muitas risadas e curiosidade. Cada aluno apresentou uma descrição do seu amigo: o nome, idade, o que ele mais gosta de fazer e alguma travessura divertida. O momento foi marcado por carinho, respeito e amor pelos animais, reforçando a importância de cuidar bem deles e de todos os seres vivos. O Dia do Animal foi, sem dúvida, um sucesso! Uma celebração cheia de ternura, aprendizagens e partilhas especiais sobre esses amigos tão queridos que tornam nossos dias tão mais felizes.
Dia Mundial da Música, 2025
ExpiradoDia Mundial da Música, 2025 - EB1/JI Quinta dos Loios
Para assinalar o dia Mundial da Música, a EB1/JI Quinta dos Loios dinamizou uma pequena atuação com músicos (pianista e saxofonista). Estes apresentaram os instrumentos e tocaram uma música. Esta atividade teve como objetivos estimular o interesse e a apreciação da música como forma de expressão artística e cultural; incentivar as crianças a explorar e a participar em atividades musicais e envolver as crianças em atividades musicais.
Dia do Desporto Escolar 2025 EB1 /JI Quinta dos Loios
ExpiradoDia do Desporto Escolar 2025 - EB1 /JI Quinta dos Loios
Na EB1/ JI Quinta dos Loios de forma a comemorar o dia do Desporto Escolar foi dinamizada, em parceria com a Edugep, uma aula de dança para todas as turmas. Esta teve como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças. Mais do que simples movimentos corporais, envolveu aspetos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais.
Pág. 1 de 3