NATAL 2024...MEMÓRIAS ESCOLARES
ExpiradoNATAL 2024...MEMÓRIAS ESCOLARES
Com o aproximar da época natalícia, o Departamento do Pré-Escolar e 1.º CEB, planificou uma atividade para criar memórias especiais para os alunos. Promover a fotografia natalícia, em contexto escolar, foi um dos objetivos basilares para eternizar esta fase tão importante da vida escolar de cada criança, cheia de descobertas, amizades e crescimento. As memórias escolares realizadas, em parceria como agente local "Fotografia Paulo Soeiro", foram entregues às crianças e têm um valor inestimável, pois permitem recordar não apenas o ambiente alegre e festivo do Natal, mas também a sua evolução e alegria associada à época. Acreditamos que esta atividade fique guardada no vosso coração e que possa ser apreciada no futuro como um reflexo de boas lembranças da vida escolar no Agrupamento de Escolas Álvaro Velho. Capturaram-se momentos únicos ao lado de amigos e professores graças à colaboração dos pais e familiares que nos apoiaram na iniciativa.
Dia Nacional das Acessibilidades 2024
ExpiradoDia Nacional das Acessibilidades 2024
No âmbito do Dia Nacional das Acessibilidades (20 de outubro), o departamento de educação especial, em colaboração com Associação Salvador, promoveu a realização de atividades variadas, com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar, nomeadamente o 1º Ciclo e 2º Ciclo, para a importância da acessibilidade em todas as suas dimensões (física, digital e social), promovendo um ambiente mais inclusivo para pessoas com deficiência motora e outras limitações.
Muito obrigada a todos o alunos e professores que participaram bem como à Associação Salvador pela sua partilha.
Celebração do Magusto 2024
ExpiradoCelebração do Magusto 2024
No passado dia 11 de novembro, dia de São Martinho, as Escolas Básicas de 1.º CEB e Jardins de Infância comemoraram o tradicional Magusto. Um dia celebrado com a riqueza das tradições proporcionando aos alunos uma vivência cultural cheia de simbolismo e diversão. A festa do Magusto, conhecida por envolver o assar de castanhas e a valorização das lendas e histórias locais, teve um toque especial na EB Quinta dos Loios ( EB Lavradio 2) com a presença da popular “Lagarta de Caruma”. A professora Conceição liderou a apanha da caruma e os restantes docentes e assistentes operacionais, formaram a "Lagarta das Castanhas", um elemento típico do magusto que trouxe ainda mais cor, cheirinho e entusiasmo às nossas crianças que gritavam "Quentes e Boas". Durante o nosso Magusto foram trabalhadas várias lendas e histórias ligadas ao tema, aproximando os alunos do imaginário popular e das figuras mitológicas da nossa cultura, como foi visível nas várias exposições criadas na EB dos Fidalguinhos. Além disso, a celebração integrou diversas expressões artísticas, como a original Encenação Teatral das "Ouriças das Castanhas" na EB Natércia Couto ( EB Lavradio 1). Um concerto teatral inesquecível realizado pelas Assistentes Operacionais Ana Careiro, Sara Ribeiro e Susana Vital encenadas pela professora Inês da EDUGEP. Tudo pensado para animar e enriquecer a experiência dos alunos! Para tornar o evento ainda mais significativo, todas as escolas contaram com o envolvimento dos pais e familiares que permitiram celebrar o momento da tradicional degustação. Essa parceria entre escola e os nossos Encarregados de Educação tem sido fundamental para o fortalecimento dos laços comunitários.
Um dia diferente... Um dia essencial para formar alunos conscientes e valorizadores das tradições culturais.
CONTRATAÇÃO DE ESCOLA - GRUPO 400 - horário n.º 28
ExpiradoCONTRATAÇÃO DE ESCOLA - GRUPO 400 - horário n.º 28
Em cumprimento de normativo legal, publica-se em anexo, para consulta, a lista ordenada dos candidatos à contratação de escola, horário n.º 28 (17 horas/ anual), ano letivo 2024/ 2025, do grupo de recrutamento 400 - História (ver anexos).
A TERRA TREME 2024
ExpiradoA TERRA TREME 2024
No passado dia 5 de novembro, a TERRA TREMEU nas escolas do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ÁLVARO VELHO e a abordagem do tema aos nossos alunos constitui-se como mais um momento de consciencialização sobre a importância de uma cultura de segurança, em contexto escolar. Esta prática de simulacros de sismo nas escolas é essencial para se criar um ambiente de segurança e preparar todos os envolvidos para uma resposta eficiente e coordenada em caso real, de forma a:
- Reduzir o pânico e a confusão em situações de emergência real;
- Melhorar a capacidade de reação para diminuir o risco de acidentes através de treinos recorrentes com resposta automática e eficiente;
- Identificar Vulnerabilidades no Plano de Evacuação de cada escola;
- Treinar a coordenação e o trabalho em equipa através das instruções dos Delegados de Segurança garantindo que alunos, professores e demais funcionários estejam alinhados;
- Aumentar a Consciência sobre Segurança com a prática periódica do simulacro de exercícios desta natureza e em colaboração com os nossos parceiros da Proteção Civil do Município do Barreiro.
Medidas preventivas que salvam vidas!
Pág. 1 de 16